Professor de
história inovou ao discutir os protestos que marcaram o país em 2013
Para
os adultos já é difícil compreender o que se passa nas manifestações que
tomaram conta do país nas últimas semanas, agora, imagine para os estudantes de
Ensino Médio, principalmente os das escolas públicas. Para abordar temas
espinhosos como esse se exige muito mais que coragem, demanda preparo e
conhecimento para transformar o tema numa atividade de ensino, descartando, é
lógico, o viés político e partidário, e o professor Felipe Rostelato, de 21
anos, conseguiu, com maestria, atender ao pedido que partiu dos próprios
alunos.
A
demanda dos estudantes do Ensino Médio de um tradicional colégio de Capão
Bonito por mais informações sobre as manifestações foi tão grande que Felipe
Rostelato teve que preparar uma aula especial dentro da disciplina de História.
Para complementar a aula, resgatou manifestações históricas como “os caras
pintadas”, que foram às ruas no início da década de 90 pedindo o impeachment do
ex-presidente Fernando Collor de Mello, e o movimento das “Diretas Já”, que
reivindicava eleições diretas para a escolha do Presidente da República.
Segundo
o docente, depois das manifestações e de suas explicações, o interesse dos
alunos aumentou. “Quando comecei a lecionar, os alunos nunca tinham acompanhado
pela mídia uma manifestação em tempo real. Hoje isso mudou”.
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